quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Qual é o campeonato do Sporting?


"Doze pontos separam o Sporting do FC Porto no campeonato português. É o regresso da "barreira psicológica" imposta pela aproximação do Natal. Uma "barreira psicológica" que condicionou em tempos toda a estrutura do futebol do Sporting e da qual os leões pareciam ter-se desembaraçado, mesmo que, no último trimestre de cada época desportiva, o primeiro objectivo acabasse por ficar prejudicado na maior parte das situações.
Embora não estando sozinho neste cenário, o Sporting continua, muito justamente, mais preocupado em cumprir os compromissos assumidos com os bancos do que olhar, com frieza, para a sua realidade interna, do ponto de vista das razões que estão a condicionar o rendimento da sua equipa de futebol. A "visão" empresarial" do Sporting é um sinal dos tempos de hoje e uma consequência dos muitos erros cometidos no passado. È fundamental que o Sporting continue determinado em amortizar o serviço da dívida à banca e a reduzir passivo. Esse é um objectivo que deve estar subjacente a qualquer tipo de gestão responsàvel.
A grande questão é saber-se se esse tipo de gestão aparentemente espartana não está a atrofiar
em demasia aquilo que qualquer clube com ambições desportivas tem de perseguir - a concretização de um projecto ganhador, pelo menos no plano da Liga portuguesa. Uma gestão aparentemente espartana não pode ignorar o rigor na selecção dos "activos". Esse é o
problema. O projecto falha porque falha também o ponto de equilíbrio entre a decantada "visão
empresarial" e o desempenho desportivo.
O Sporting não quer (?) ganhar, suponho, nem o "campeonato imobiliário" nem o "campeonato dos bancos". Escamotear a necessidade de constituir uma equipa competitiva no espaço da competição nacional, com consequência do ponto de vista das receitas europeias, é "corromper" a génese da própria "gestão empresarial".
Se o Sporting não dá respostas às questões que a estrutura do seu futebol coloca, os principais jogadores são os primeiros a sentir a fragilidade. Esse é um dos perigos: não comprar e não vender; vender e não comprar, isto é, não sair do impasse."

Rui Santos, "Record" , 4-12-2007.

É preciso fazer alguma coisa


Sporting-1, Leiria-1 ;

Passou os limites. O Sporting não ganha e já lá vai um mês. A conquista do titulo está practicamente impossível. Frente ao último classificado da Liga, a U. Leiria, em Alvalade o Sporting não foi pra além do empate e perdeu a oportunidade de se aproximar do Benfica e viu fugir ainda mais o FC Porto(já está a 12 pontos!).
Depois da ronda europeia, o Sporting regressou ao campeonato e ás pobres exibições.
Já se sabia que o Sporting atravessava uma crise, mas esperava-se uma vitória fácil perante o público de Alvalade frente a uma "frágil" equipa do Leiria e o começo da recuperação da equipa leonina. Não foi assim, o Sporting voltou a perder pontos, a equipa não tem atitude, não joga bem.
O Sporting ainda esteve em vantagem com golo de Izmailov(o único que mostrou alguma "garra"), e podia ter acabado com o jogo quando teve a favor uma grande penalidade. Nem assim marcou, parece que já é hábito o Sporting falhar grandes penalidades, desta vez foi o central Polga, é inacreditável...
Já com o jogo perto do fim, o guardião Rui Patricio com um "frango" oferece o golo ao ex-leão Toñito que imitando Ronaldo, pediu desculpa.
É preciso fazer alguma coisa.
Este Sporting envergonha os adeptos...

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Mereciam mais



Manchester United-2, Sporting-1 ;

Parecem duas equipas diferentes, a do Sporting no campeonato nacional e a do Sporting na Liga dos Campeões. O Sporting deu mais uma vez excelentes indicações em jogos da liga milionária, e esteve a um passo de fazer história, não por ter em vista a passagem à fase seguinte dado que a Roma venceu em Kiev e garantiu o apuramento, mas por estar em vantagem no marcador em Old Trafford( durante um largo período do jogo) , com Abel(melhor jogador dos "leões" em campo) a "imitar" os seus companheiros da defesa Tonel e Polga, que já haviam marcado esta temporada na "Champions". Porém o Sporting não aguentou a pressão do Manchester na segundo parte, e viu os "Reds" numa jogada de alguma sorte fazer o golo do empate por Carlos Tevez. Quando o jogo estava practicamente no seu final, a história do jogo frente á Roma repete-se e o Sporting sofre o golo que põe injustiça no resultado. Como havia feito em Alvalade no primeiro jogo, Ronaldo volta a marcar à ex-equipa, mas outra vez a mostrar respeito pelo clube que o formou, pedindo desculpa aos adeptos sportinguistas(cerca de 1500) presentes no estádio. O objectivo minímo está conseguido, a presença na UEFA, e o Sporting là conseguiu fazer melhor que na anterior època. Dizer também que este foi jà um sério teste ao jovem guardião Rui Patricío que voltou a merecer a titularidade e não se saiu nada mal.
O Sporting ainda tem agendado para daqui a quinze dias o último jogo na Liga dos Campeões, frente ao Dinamo Kiev em Alvalade, mas que em nada vai alterar a classificação no grupo.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Falta de Qualidade


Leixões-1, Sporting-1 ;

Equipa sem brilho, mau futebol, falta de criatividade, sem soluções. Parece que o plantel do Sporting não dá para mais. O Leixões lá conseguiu fazer uma coisa incrivel, que sem rematar à baliza fez um golo, num lance em que Rui Patricío podia ter feito melhor e depois uma inflicidade de Abel ao colocar a bola no fundo das redes fazendo auto-golo.
Na equipa do Leixões também houve um super guarda redes -Beto por sua vez, formado no Sporting- que tudo defendia (destaca-se uma defesa espectacular a remate de Gladstone). Apenas não conseguiu defender perto do fim o remate do gigante Purovic(num dos raros lances que ganha de cabeça), que não deu hipoteses.
Mas nada desculpa esta atitude dos jogadores do Sporting, e estes 14 pontos perdidos!
Talvez sejam preciso os reforços de qualidade que os adeptos querem, talvez a inexperiência de Paulo Bento como treinador seja também uma causa e seja preciso mudar, mas é preciso encontrar soluções! Já não há paciência.

Taça de Portugal: Sporting enfrenta o Louletano



Já é conhecido o adversário do Sporting na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Eurico Gomes, representante leonino, disse que o sorteio foi favorável, e foi.
O Sporting - que é detentor do título - receberá o Louletano da 2.ª Divisão, Série D, em Alvalade. O jogo está marcado para o dia 8 de Dezembro, em horário
a definir.

Custou mas foi...



PORTUGAL ESTÁ NO EURO 2008!!!

Chegámos ao último jogo a precisar de apenas um ponto para nos apurarmos, e lá conseguimos. Portugal recebeu a Finlândia no Estádio do Dragão, e o nulo manteve-se até final. Jogo que ficou também marcado pela estreia de Pepe.
Sempre fui contra a naturalização do Pepe, tanto como fui contra a do Deco na altura, pois acho que devemos jogar com o que temos. Mas a verdade é que reconheço que são jogadores úteis á selecção, e o Pepe demonstrou já que o pode ser, ao fazer uma excelente exibição neste jogo decisivo. Além disso Portugal não é a única selecção com jogadores de outras origens, aliás são hoje em dia muitas as selecções, com vários "estrangeiros". Recordemo-nos que a França foi campeã do Mundo e da Europa, com vários jogadores de origem africana, e portanto não vejo o senão de o Pepe e o Deco jogarem por Portugal.
Quanto ao Scolari acho que tem feito um óptimo trabalho na selecção nacional, mas a verdade é que realizámos uma decepcionante campanha de apuramento.
Portugal tinha a meu ver, um grupo acessível, porque selecções como a Sérvia, Filândia ou Polónia estão um patamar abaixo da nossa selecção, e à partida uma boa campanha seria um confortável primeiro lugar no grupo. Não foi assim, Portugal passou grandes apuros para conseguir a classificação. Scolari dirá que os Portugueses são exigentes demais, ou ingratos.
Mas e se a Filândia nos minutos finais do jogo tem a sorte de fazer o golo? Sim, seria uma sorte, mas tiveram oportunidade para isso. Ou então se estivessemos há umas décadas atràs e o Europeu fosse apenas de 8 equipas, e apenas se apurassem os primeiros?
Mas a verdade é que estamos lá para o ano, e agora há tempo para preparar a equipa, desejo boa sorte para a nossa selecção!

Leão à séria


«Em Portugal só no Sporting»

Em declarações á imprensa, Beto revelou que sente saudades do clube que o formou como jogador: “Sinto saudades de tudo. Principalmente das pequenas coisas. Sinto falta das pessoas, como os técnicos de equipamentos, o motorista ou a Dona Maria. São pessoas que me conhecem desde criança e que ainda hoje me vêem como se fosse uma criança”, confessou.
Acabou por concluir: “Em Portugal só jogaria no meu Sporting! Não vou jogar em mais lado nenhum.”
Beto sempre foi um jogador dedicado ao clube, e muito acarinhado pelos sócios. Ex-capitão, e campeão no Sporting, onde esteve vários anos, acabou por sair em 2005 para o Bordéus, após perder lugar na equipa com a entrada de Paulo Bento para treinador. Está neste momento a jogar no Huelva em Espanha, e também os adeptos do Sporting sentem saudades de o ver em Alvalade. Como seria uma mais valia a experiência, a raça, a dedicação de Beto no plantel do Sporting...

Rochemback: regresso a Alvalade?



O Sporting pode voltar a tentar a contratação de Fábio Rochemback já em Janeiro, na reabertura do mercado.
O jogador esteve em Portugal, na Academia de Alcochete, para recuperar de uma lesão, o que terá servido também para os responsáveis leoninos estabelecerem um acordo verbal com o brasileiro. Rochemback já tinha manifestado vontade em voltar a vestir a camisola dos "leões", e está neste momento no último ano de contrato com os ingleses do Middlesbrough, uma excelente oportunidade para tentar a contratação. "Roca" recebe cerca de 270 mil euros por mês, mas já admitiu fazer cedências. A vinda de Rochemback servirá também para colmatar a saída de Miguel Veloso, que deverá ser inevitável no final da época.
O brasileiro poderá fazer qualquer um dos lugares do losângulo, o que permitirá ao Sporting ter mais soluções para o meio-campo.
Seria um excelente regresso, sendo Rochemback um jogador de grande qualidade, que todos os Sportinguistas já conhecem, e que ajudou o Sporting a chegar a final da Taça Uefa.

Verdadeiro Pesadelo



Braga-3, Sporting-0 ;

Após uma grande exibição a meio da semana frente á Roma, em que o Sporting tudo fez para ganhar o jogo, sucede-se o inverso em Braga.
O Sporting simplesmente foi uma equipa sem atitude, vazia, não existiu. Liedson não teve bola, a defesa sempre a mostrar nervosismo e alguma desconcentração.
Ao intervalo os "leões" perdiam por 1-0 e Paulo Bento com grande precipitação, retira o lateral Ronny e monta uma estratégia ofensiva.
Com a defesa descompensada, e o ataque pouco criativo, a equipa leonina vê a desvantagem alargar-se com os "bracarenses" a fazerem 2 golos em cerca de 5 minutos. Com isto, Paulo Bento decide voltar ao início e lança Had em jogo. Quando se pensava que não podia acontecer pior ao Sporting, houve tempo ainda para Tonel ser expulso.
O resultado não mais se alterou, derrota por três bolas a zero e justissíma, visto que o Braga foi sempre superior.
No final do encontro, Paulo Bento lançou duras critícas à equipa, inclusivé a dizer que o Sporting "está no lugar que merece", e talvez esteja, mas o treinador também deve assumir responsabilidades, visto que não esteve isento de culpas.
Neste momento são já 8 pontos a separarem os "leões" da liderança.